Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Arquitetura sustentavel Earthships

Existe nesse blog muitas imagens legais e em sua maioria sem o devido reconhecimento do dono da foto ou site de qual foi retirado. Bom muitas das imagens estava salva a tempos no meu computador e eu nem sabia a origem da maioria, na verdade meu blog é um “copycat” da internet para quem gosta de construção e decoração sustentável ou ao menos ao alcance de pessoas menos favorecidas monetariamente (como eu rs). Adoraria dar os direitos autoras das fotos e até dizer da onde saiu até para os leitores do blog poderem fazer perguntas mais especificas, só que infelizmente não tem como, só que hoje “descobri” um dos responsáveis pela maioria das fotos postadas aqui e eu tenho que dar o reconhecimento para esse arquiteto o Michael Reynolds, eu estava de bobeira na televisão quando escutei (escutei pq minha TV ta pifada só sai som rs) sobre um arquiteto sustentável que já teve seu registro caçado e era meio hippye chique e tinha uma comunidade no deserto do Novo México, revirei a net e achei o cara, suas imagens, sites e o melhor o documentário sobre ele (depois posto o link do youtube para vcs), então descobri quem era meu “muso inspirador” de anos de internet rsrs, talvez o muso de muitos de vocês também já que suas imagens correm pelos blogs e site, então quis compartilhar com todos um pouquinho do que pesquisei e o melhor uma infinidade de fotos que nos faz sonhar.
Michael se utiliza de lixo para fazer suas casas, elas tem sistemas de reutilização da agua, tratamento do esgoto, energia elétrica, ventilação natural (estão no deserto que é bem quente) e sem calefação (só que no inverno faz muito frio e neva), tem também projeto para a casa ser auto suficiente com produção de alimento e criação de animais para consumo de carne e ovos, ele fez muitas experiências e bom deve continuar fazendo pq esse cara não para.
Aparentemente ele iniciou com a casa polegar (pelo formato parecer um polegar) fazendo tijolos de latinha, ele pegava as latinhas e amarrava formando um tijolo, com o tempo ele foi modificando e criando novas técnicas. Hoje ele esta mais engessado no sistema pq teve problemas com alguns clientes que entraram na justiça contra ele pela casa ter apresentado problemas de temperatura ou goteiras, ficou alguns anos parado cuidando de coisas burocráticas para se encaixar no sistema imposto pelo seu país sobre construção de imóveis.
Existe hoje pessoas vivendo nessa comunidade auto suficiente que ele criou, onde o gasto é mínimo.
Em geral seus projetos são do tipo exótico só que pode ser adaptado para vários gostos, ele e sua equipe fizeram projetos de casas padrão que são vendidas em seu site.
Aqui abaixo algumas imagens dessas lindas casas.



























 Esse é o cara

























































































































































Documentario no youtube http://www.youtube.com/watch?v=YklSO25fsYU&feature=list_related&playnext=1&list=SP150C5BB5129F5636
Site http://earthship.com/

Um comentário:

  1. Soluções para edifícios verdes e sustentáveis são temas muitos discutidos atualmente.
    Grandes empresas oferecem alternativas e conceitos interessantes que abrangem eficiência e sustentabilidade para área da arquitetura sustentável.
    Vale a pena conferir as inovações apontadas por esse site.

    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/edificio-verde.html

    Alessandra Ribeiro

    ResponderExcluir