Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Artes com garrafa de vidro








Alternativa para blocos de vidro


Garrafas de vidro – umas duas centenas delas, talvez – foram a opção para fechar uma pequena abertura projetada estrategicamente para permitir a entrada de luz natural entre as duas águas do telhado. Assim, depois de receber o sol da manhã e início da tarde, a casa ainda é banhada com a luz que atravessa as garrafas apontadas para o poente.

A técnica é simples. Um pouquinho de cimento serve para estruturar as garrafas de vidro na parede, que vai subindo à medida que as garrafas vão sendo empilhadas. Assentadas inteiras, as peças ficam com as bocas viradas para o lado de fora, de modo que os fundos circulares formam uma espécie de vitral, colorido e bastante iluminado.

O efeito surpreende. Mesmo nos dias nublados a luz penetra e colabora para a economia de energia elétrica. Sem falar que a parede fica bonita, atraente e bem econômica.

Quer uma comparação? Sabe aqueles tijolos de vidro? Então, cada um deles custa, pelo menos, uns R$ 10 (o colorido é ainda mais caro). Cada garrafão de 5 litros tirado do depósito de Piracaia saiu por R$ 0,50!
Bioconstrução para mim é isso. É inventar, criar com aquilo que se tem por perto. É desconstruir conceitos obsoletos e verdades inquestionáveis criadas para impulsionar o consumo de materiais novos. Gostei muito do resultado e recomendo a todos. Bom para o planeta, bonito e barato. Que tal?

Outras fotos para se inspirar:


Um restaurante com parede de garrafas




Banheiro com garrafas



Paredes com garrafas

Esse não é feito de garrafa e sim das pedras de vidro, coloquei uma foto aqui para terem ideia do original







Mais ideias com pet


Mais imagens inspiradoras de como aproveitar as garrafas pet


Vaso de plantinhas



Mobile de flores


Espreguiçadeira ou cadeira.




Luminarias

Castiçal