Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010



Um aquecedor solar de garrafa pet.

Assista ao vídeo
Escolha a sua conexão:
normal
rápida

Formato WindowsMedia

Muitas casas, quase nenhum prédio. Assim é o bairro Jardim Paraíso, em Botucatu, interior de São Paulo.Aqui vive o técnico em enfermagem Frederico Gasparotto,telespectador do Repórter Eco que nos convidou para conhecer uma invenção criada para economizar energiaelétrica. Para ter acesso à ela, a equipe teve que subir no telhado. Frederico usou a Internet para pesquisar aquecedores solares.Levanta dados daqui,cria dali, montou um modelo. A água chega da rua e passa pelo sistema de canos de pvc, pintados de preto para reter o calor do sol. As garrafas pet, que iriam para o lixo, envolvem os canos para manter o aquecimento. Daqui a água vai para acaixa de isopor, que abastece o chuveiro.
Frederico Gasparotto-:"Na verdade, é uma adaptação bem elaborada. Mas eu inventei principalmente por causa das garrafas pet, porque a gente tem aqui várias nascentes de rios, aqui em Botucatu, principalmente o rio Tietê, que passa por aqui. Acabei achando uma idéia, adaptei uma idéia. E também para economizar energia elétrica, que tá muito caro. A minha conta de luz que girava em torno de 110,120 reais, a partir do segundo mês que eu comecei a usar o sistema, foi para 65".
Setenta garrafas pet foram usadas para montar o sistema, que custou apenas setenta reais. A caixa de isopor armazena cem litros d'água, o que permite que sejam tomados de três a quatro banhos de dez minutos por dia. O sistema acaba ajudando na economia da água também.
Frederico: " Às vezes você pode usar isso aqui para a população de baixa renda ou alguém que queira economizar energia. Uma garrafa destas demora muitos anos para se decompor na natureza.Taí um bom uso para o pet".

Nenhum comentário:

Postar um comentário